Quantos de nós não desesperam por ver um filme? Esperamos e criamos expectativas que, na altura em que finalmente o vemos, caem completamente por terra. Como se costuma dizer, quanto mais alto, maior a queda. Muitos deles são filmes aclamados pela crítica e que acabam por ser demasiado sobrevalorizados e outros são apenas
hypes que se vão criando na altura da promoção, que acabam por simplesmente desiludir (como eu tenho pena dos pré-fãs de Snakes on a Plane). Não são necessariamente filmes maus, mas filmes que, sendo feitos por quem são, esperavamos mais e melhor.
Sem mais delongas aqui vão as minhas maiores desilusões no cinema:
10 - Birth
Aquele final desastroso deita por terra qualquer boa ideia que tenhamos do filme. Nicole Kidman não costuma desiludir nas escolhas que faz, mas aqui nem a sua grande prestação ofusca o buraco onde o filme se enfiou.
09 - The Da Vinci Code
Eu não li o livro e senti-me defraudado, por isso imagino quem tenha lido. Tanta conversa, tanta polémica por causa de um filme que é muito pouco polémico, é demasiado rápido e faz um uso muito insuficiente dos actores que tinha à disposição.
08 - Napoleon Dynamite
Uma comédia virada culto, que nada me diz. O personagem principal tem algum carisma mas tudo se perde na estupidez do argumento.
07 - Drawing Restraint 9
Mau, péssimo, doloroso. Björk já nos tinha provado, tanto na música como no cinema, que é capaz de melhor do que isto.
06 - Walk The Line
A vida de Johnny Cash reduzida a uma cópia barata de Ray. É triste. Ainda para mais quando Joaquin Phoenix dá o desempenho da sua vida.
05 - Cidade de Deus
O nº 18 na lista dos 250 melhores filmes do IMDB, quanto a mim, é muita parra e pouca uva. Uma realização boa que se quer sobrepor a uma boa história. E a violência gratuita não resulta comigo, quando o motivo é manipular-me.
04 - Les Poupées Rousses
Eu simplesmente amei a Residência Espanhola. Foi uma experiência renovadora para mim. Não consegui conter a alegria quando soube da sequela, mas, apesar de ter gostado, achei que fica muito àquem do que foi feito no 1º.
03 - Matrix Reloaded e Revolutions

Os efeitos especias são muito engraçados, as lutas também e há muito espectáculo, esqueceram-se foi do que tornou o primeiro Matrix tão especial, a história.
02 - Star Wars Episode I e II

George Lucas não convence com estas sequelas (ou prequelas, se preferirem). São de tal forma inferiores à triologia original que nem parecem ser feitos pela mesma pessoa. O episódio III consegue ser uma grande melhoria, mas ainda assim, longe da magia dos primeiros.
01 - V For Vendetta
Um potencial enorme, desperdiçado. Natalie Portman tem um desempenho incrível mas tudo o resto é demasiado superficial. Faltou alguma densidade, alguma profundidade.
:| Tens uns gostos cinéfilos um pouco estranhos.
Como é que podes achar que Cidade de Deus, V for Vendeta ou Napoleon Dinamite são desilusões...
Mas pronto gostos são gostos e não se discutem.
Não me parece é que cidade de deus tenha tanta violencia gratuita como isso, acho sim é q retrata bem aquele ambiente.